!!!!!NOVO!!!!! FÓRUM EM PORTUGUÊS

Fórum Bíblia Aberta onde você pode debater e estudar temas Bíblicos assim como colocar questões sobre a Bíblia e/ou Cristadelfianos. http://www.bibliaaberta.comeze.com/phpBB3/

sábado, 17 de novembro de 2012

Capítulo 40 - As promessas que Deus fez a Abraão e David

49 - As promessas que Deus fez a Abraão e David
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Qual é o plano de Deus para as pessoas na Terra? Porque é suficiente a fé para a salvação? As promessas que Deus fez a Abraão e aos seus descendestes dão-nos a chave para entender o Antigo e Novo Testamentos; são vitais para entender o plano de Deus para o seu povo.
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


Passagem em foco: Atos 26:1-23

Imagine esta cena: na nova cidade de Cesareia que é uma estância balnear que está na moda, decorre um julgamento. Paulo está a ser julgado...

Os líderes dos Judeus de Jerusalém querem matá-lo. O rei Agripa, e a sua mulher Berenice, e os homens proeminentes da cidade esperam que Paulo faça a sua defesa.

Paulo começa a sua defesa por louvar o Rei Agripa:

Tenho-me por feliz, ó rei Agripa, pelo privilégio de, hoje, na tua presença, poder produzir a minha defesa de todas as acusações feitas contra mim pelos judeus; mormente porque és versado em todos os costumes e questões que há entre os judeus; por isso, eu te peço que me ouças com paciência. (Atos 26:2-3)

A vida de Paulo está em jogo. E assim sendo, ele precisa de explicar porque os Judeus querem matá-lo. Com duas linhas em sua defesa descreve porque está a ser julgado:

E, agora, estou sendo julgado por causa da esperança da promessa que por Deus foi feita a nossos pais.
(Atos 26:6)

Estas promessas eram tão importantes que Paulo estava em julgamento por causa delas. Para entender porque estas promessas são tão importantes, temos que ir ao livro de Génesis para saber o que Deus prometeu a Abraão, Isaque e Jacó.

As promessas que Deus fez a Abraão


Por volta de 4000 anos atrás, Deus revelou a Abraão através de uma série de promessas o seu plano de salvação para a humanidade. Embora estas bênçãos tenham sido dadas há tanto tempo, são fundamentais para todos os crentes. Recomendamos que sublinhe as secções que se seguem na sua Bíblia e que as coloque na sua mente.

Leia cada promessa e pense cuidadosamente sobre as questões que se seguem.

1. Génesis 12:1-4. Foi prometido a Abrão que os seus descendentes se tornariam numa grande nação e que todos os povos seriam abençoados através dele.

a) De que nacionalidade era Abrão?
b) Porque fez ele o que Deus lhe pediu?
c) O que acha que significa a promessa “em ti serão benditas todas as famílias da terra”?
d) Foram cumpridas estas promessas?

2. Génesis 13:14-17. Deus prometeu uma terra como possessão eterna a Abrão e aos seus descendentes.
a)Quando Abrão possuiu a terra?
b)Quem são os descendentes de Abrão? (Pense cuidadosamente, existem vários grupos).

3. Génesis 15:5-6. Foi prometido um grande número de descendentes a Abrão.
a) Porque Deus via Abrão como sendo justo? (O que significa “justo”?) Veja Romanos 4:1-5.
b) Porque isto é importante para si pessoalmente?

4. Génesis 15:17-21. A terra prometida é definida.
a) Encontre esta área num mapa. Use um atlas Bíblico e compare esta área com o moderno Israel usando um atlas moderno.
b) O que significa a palavra “aliança” (v.18)?

5. Génesis 17:3-8,15-22. O filho Isaque, prometido a Abraão e Sara, seria o verdadeiro herdeiro de Abraão. Deus estabeleceria as suas promessas através do seu filho.
a) Qual é o significado das seguintes palavras?
A. Abrão e Abraão
B. Peregrino
C. Isaque (nota: Génesis 17:17)

b)Porque disse Deus que estas promessas viriam a se cumprir através de Isaque e não Ismael?
c) O Israel moderno deve dar terra de volta aos árabes em nome da paz?

Em resumo, a Abraão foi prometido (1) um grande número de descendentes, (2) que todas as nações seriam abençoadas através dele e (3) que ele e os seus descendentes receberiam possessão de uma terra para sempre.

___________________________________________
Árvore da família

Abraão - Isaque - Jacó - 12 filhos -------- David --------- Salomão ------------- Jesus
Abraão - Isaque - Esaú
Abraão - Ismael
___________________________________________

Abraão tinha 100 anos quando o seu filho que lhe fora prometido, Isaque, nasceu de Sara que tinha 90 anos. Trinta e sete anos mais tarde Sara morreu e foi sepultada em Hebrom, na terra que Abraão comprou aos Hititas (embora a terra tivesse lhe sido prometida pelo Senhor). Abraão morreu mais tarde (com 175 anos) e foi sepultado pelos seus filhos na caverna com Sara. Abraão e Sara durante a sua vida não receberam a terra que lhes fora prometida(Génesis 17:17;21:5; 31:1,19-20).


As promessas feitas a Abraão foram passadas a Isaque, e depois para o filho de Isaque, Jacó(Israel), depois para os filhos de Jacó e eventualmente, cerca de 1000 anos mais tarde para o Rei David.

As promessas feitas por Deus a David

David amava profundamente a Deus e queria-lhe construir uma casa, uma casa melhor que o seu palácio de madeira de cedro. Deus abençoou David pelos seus pensamentos justos ao fazer-lhe promessas. Embora as intenções de David fossem boas. Deus disse não — David tinha sido um homem de guerra. Em vez disso, Deus disse a David que lhe construiria uma “casa” real que duraria para sempre.

O SENHOR te faz saber que ele, o SENHOR, te fará casa. Quando teus dias se cumprirem e descansares com teus pais, então, farei levantar depois de ti o teu descendente, que procederá de ti, e estabelecerei o seu reino. Este edificará uma casa ao meu nome, e eu estabelecerei para sempre o trono do seu reino. Eu lhe serei por pai, e ele me será por filho; se vier a transgredir, castigá-lo-ei com varas de homens e com açoites de filhos de homens. Mas a minha misericórdia se não apartará dele, como a retirei de Saul, a quem tirei de diante de ti. Porém a tua casa e o teu reino serão firmados para sempre diante de ti; teu trono será estabelecido para sempre. (2 Samuel 7:11-16)
(Note que algumas das promessas aplicam-se a Salomão, algumas a Cristo e algumas a ambos. Vá pela passagem e marque que partes se referem a Salomão, a Cristo, a ambos).

Deus não estava a falar de uma casa literal, mas de uma dinastia que teria origem em David. Esta família permitiria que as promessas de Deus feitas a Abraão se cumprissem ao prover um herdeiro. As promessas acerca da “descendência” de David foram parcialmente cumpridas pelo seu filho Salomão, mas serão completamente cumpridas pelo seu descendente, Jesus.

Como a Abraão, Deus também prometeu a David:
1. o seu nome seria grande 2 Samuel 7:9
2. terra para o seu povo 2 Samuel 7:10
3. paz e descanso nessa terra 2 Samuel 7:10
4. descendentes do seu próprio corpo 2 Samuel 7:12

Também foi prometido a David um herdeiro especial, alguém que teria um reino para sempre (2 Samuel 7:13). O reinado de Salomão não durou para sempre, por isso sabemos que isto está falar de Cristo(Veja Lucas 1:32-33).

As promessas de Deus para você!

No início deste capítulo, falamos de Paulo estar a ser julgado por causa da “esperança dos pais”. Esta esperança é sumariada em Gálatas 3

É o caso de Abraão, que creu em Deus, e isso lhe foi imputado para justiça. Sabei, pois, que os da fé é que são filhos de Abraão. Ora, tendo a Escritura previsto que Deus justificaria pela fé os gentios, preanunciou o evangelho a Abraão: Em ti, serão abençoados todos os povos. De modo que os da fé são abençoados com o crente Abraão. E, se sois de Cristo, também sois descendentes de Abraão e herdeiros segundo a promessa. (Gálatas 3:6-9,29)

Paulo entendeu que pela fé, Judeus e não Judeus, podem-se tornar “filhos de Abraão” e herdar as promessas e um lugar no reino prometido. Se seguirmos o exemplo de Paulo, acreditar nas promessas que Deus fez, e ter fé, também podemos esperar pela promessa de vida eterna no reino de Deus.

___________________________________________
Algumas passagens relevantes
Promessas feitas a Abraão: Génesis 12:1-4; 13:14-17; 15:5-6,17-21; 17:3-8,15-22; 18:18-19; 22:15-18.
Promessas feitas a Isaque e Jacó: Génesis 26:3-4; 28:13-15; 35:11-12.
Promessas feitas a David: 2 Samuel 7:4-29; 1 Coríntios 17:4-27; 2 Crónicas 6:1-10; Jeremias 33:14-18.
Relevância para nós: Lucas 13:28; Atos 3:25-26; Atos 13:32-34; 26:6; Romanos 4:16; 9:7-8; 15:8; Gálatas 3:7-29; 4:28; Efésios 2:12-13; 2 Pedro 1:2-4.
Filhos de Abraão: Lucas 3:8; 19:9; João 8:39; Romanos 9:7-8; Gálatas 3:7,27-29; 1 Pedro 3:6.
___________________________________________

Sumário

- Foi prometido a Abraão, Isaque e Jacó uma grande nação, muitos descendentes e que todas as nações seriam abençoadas através de Abraão.
- Deus repetiu e expandiu estas promessas a David e especificamente fez referência a Cristo.
- Todos os seguidores de Cristo são herdeiros das promessas. Esperam o retorno de Jesus para estabelecer o reino eterno na terra.

Para refletir

1. Abraão e David, ambos pecaram: sabemos que Abraão mentiu e que David cometeu adultério e assassinato. Então porque Deus os considera justos?
2. Quando irá Abraão receber a terra que lhe foi prometida?

Para investigar mais

1. As nações árabes acreditam que Jerusalém foi prometida a eles, já que acreditam que as promessas feitas a Abraão seguem por Ismael e não por Isaque. Com a Bíblia prove que eles estão errados.
2. Leia Lucas 1:26-80. Faça uma lista das referências às promessas feitas a Abrãao e a David.

Quer saber mais?

- Os Cristadelfianos - Em que eles acreditam e pregam de Harry Tennant, Capítulo 5: "AS ALIANÇAS DE DEUS COM ABRAÃO".

--> Veja também:

11. Fé
31. Jesus como Messias
41. Israel: escolhido ou rejeitado?
43. Ressurreição
45. O reino de Deus

Sem comentários:

Enviar um comentário